FIERGS CIERGS SESI SENAI IEL

Institucional

O Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) confia na utilização dos métodos alternativos de solução de controvérsias para a resolução de conflitos patrimoniais como mecanismo propulsor de investimentos no Estado. Nessa esteira, a instituição da Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do CIERGS (Camers) tem o intuito não apenas de fortalecer e sedimentar a cultura dessas formas novas de solução de conflitos, bem como dinamizar as relações empresariais e facilitar operações que envolvam contratos empresariais nacionais e internacionais.

O papel principal da Camers é administrar procedimentos de arbitragem e mediação, mediante indicação e solicitação dos interessados, sendo responsável pela comunicação entre partes, árbitros e mediadores; pelas correspondências; pelos documentos e pelas providências necessárias para uma rápida solução da disputa. As regras de tramitação dos procedimentos estão no Regulamento da Câmara.

Com a criação da Camers o Estado do Rio Grande do Sul se iguala a outros Estados da Federação onde a arbitragem frutificou e se coloca à altura de sua importância econômica e jurídica no país. Ademais, ela permite que o Estado possa florescer sua vocação de entreposto comercial entre diversas culturas do cone sul da América Latina, sendo equidistante ao eixo Buenos Aires e São Paulo.

Dr. Luciano Benetti Timm
Presidente da Camers

Conselho Superior

Ellen Gracie Northfleet
Ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal
Ruy Rosado de Aguiar Júnior
Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça
Araken de Assis
Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Gestão

Dr. Luciano Benetti Timm
Presidente
Ricardo Borges Ranzolin
Vice-Presidente