Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do CIERGS (CAMERS)
O Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) confia na utilização dos métodos alternativos de solução de controvérsias para a resolução de conflitos patrimoniais como mecanismo propulsor de investimentos no Estado. Nessa esteira, a instituição da Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do CIERGS (CAMERS) tem o intuito não apenas de fortalecer e sedimentar a cultura dessas formas novas de solução de conflitos, bem como dinamizar as relações empresariais e facilitar operações que envolvam contratos empresariais nacionais e internacionais.
O papel principal da CAMERS é administrar procedimentos de arbitragem e mediação, mediante indicação e solicitação dos interessados, sendo responsável pela comunicação entre partes, árbitros e mediadores; pelas correspondências; pelos documentos e pelas providências necessárias para uma rápida solução da disputa. As regras de tramitação dos procedimentos estão no Regulamento da Câmara.
Com a criação da CAMERS o Estado do Rio Grande do Sul se iguala a outros Estados da Federação onde a arbitragem frutificou e se coloca à altura de sua importância econômica e jurídica no país. Ademais, ela permite que o Estado possa florescer sua vocação de entreposto comercial entre diversas culturas do cone sul da América Latina, sendo equidistante ao eixo Buenos Aires e São Paulo.
Luciano Benetti Timm
Presidente da Camers – Gestão Dezembro de 2011 a Agosto 2019
Conselho Superior
-
Ellen Gracie Northfleet
Ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal -
Araken de Assis
Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul -
Luciano Benetti Timm
Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS