Arbitragem

Principais Links de Arbitragem

Envie seu caso

Resolva seu conflito

Cláusula Modelo

Veja a cláusula modelo

Regulamento

Veja regulamentos, custas e outras informações

Como Funciona

A Arbitragem é constituída a partir de um acordo entre as partes para que um ou mais terceiros (sempre em número ímpar) da sua confiança resolvam controvérsias. É um meio cada vez mais utilizado no mundo empresarial, pois preserva o sigilo e propõe uma solução técnica que, muitas vezes, o judiciário não consegue prover por falta de especialização dos julgadores.

Principais Benefícios

  • Celeridade

    Celeridade

    Como as decisões dos árbitros não admitem recursos, nem para o Poder Judiciário, os procedimentos arbitrais duram de 6 meses a 2 anos.
  • Custo-Benefício

    Custo-Benefício

    Quanto menor o tempo despendido na disputa, menor o custo das partes, sejam esses custos de oportunidade ou de transação.
  • Flexibilidade

    Flexibilidade

    O procedimento arbitral pode correr em qualquer cidade definida entre as partes, como no interior do Rio Grande do Sul, em outros Estados da Federação ou em outros países.
  • Confidencialidade

    Confidencialidade

    Diferentemente do processo judicial que é necessariamente público, na arbitragem o procedimento pode ser sigiloso, situação bastante vantajosa nas relações comerciais.
  • Exequibilidade

    Exequibilidade

    Caso a sentença não seja cumprida de forma espontânea, o que na maioria dos casos ocorre, pois as empresas não querem perder a prerrogativa do sigilo e sua reputação no mercado, o credor poderá, perante o juízo Estatal, ingressar diretamente com uma ação de execução, não sendo necessária uma rediscussão do mérito do caso (processo de conhecimento).
  • Especialização

    Especialização

    As questões serão resolvidas por especialistas na matéria, objeto do conflito, normalmente eleitos pelas partes.